Lindinalva Mamede (1946- ) nasceu no município de Patos (PB), no dia 5 de julho de 1946.. Graduada em Geografia, pela Universidade Federal de Pernambuco, participou do mapeamento geomorfológico da Amazônia realizado pelo RADAMBRASIL. Ingressou no IBGE, em razão da incorporação do corpo técnico do RADAM, no dia 26 de março de 1986. Integrou a equipe que desenvolveu estudos de conservação, potencial ecológico, ecodinâmica, qualidade e sustentabilidade do ambiente, mapa e plano de manejo para a Reserva Ecológica do IBGE (RECOR).
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Ficha técnica
Nome: Lindinalva Mamede
Área de Atividade: Geomorfologia
Depoimento produzido pela Supervisão de Documentação e Disseminação de Informações (SDI) da UE/DF no contexto do Projeto História das Unidades Estaduais do IBGE. Integra o Sistema de Preservação e Disseminação da Memória Institucional e tem por objetivo reconstituir o processo de formação e evolução do IBGE.
Data: 22/08/2015
Local da gravação: Reserva Ecológica do IBGE (RECOR)
Duração: 41 minutos
Dados biográficos
Nome completo: Lindinalva Mamede
Nascimento: Patos (PB) - 05/07/1946
Data de entrada no IBGE: 22/03/1986
Data de saída ou aposentadoria: aposentada em 2017
Formação ou cargo: Geografia, Universidade Federal de Pernambuco
Principais atividades: estudos geomorfológicos
Assuntos
- mapeamento; geomorfologia;
- Radar na Amazônia (RADAMBRASIL);
- diagnósticos ambientais;
- inovações tecnológicas;
- geoprocessamento;
- sindicalismo; treinamento;
- Reserva Ecológica do IBGE (RECOR)
Sumário
- o trabalho com mapeamento geomorfológico no RADAM BRASIL;
- a incorporação do RADAMBRASIL pelo IBGE;
- a continuidade do mapeamento geomorfológico no IBGE, trabalho pioneiro na Amazônia;
- o macrozoneamento geoambiental do Estado de Mato Grosso;
- pessoas importantes na sua trajetória profissional;
- os perigos no mapeamento da Amazônia;
- as dificuldades de adaptação com a mudança de mapeamento analógico para mapeamento digital;
- a falta treinamento em técnicas de geoprocessamento;
- a relação entre Unidade Estadual e equipe de recursos naturais;
- o movimento sindicalista e a melhoria salarial;
- os estudos na Reserva Ecológica do IBGE: conservação, potencial ecológico, ecodinâmica, qualidade e sustentabilidade do ambiente, mapa e plano de manejo;
- a experiência de ser entrevistada para o Projeto História das Unidades Estaduais.