Eduardo Rios Neto

Presidente do IBGE: 2021-2023

Eduardo Luiz Gonçalves Rios Neto, Economista. PhD em Demografia pela Universidade da Califórnia/Berkeley e pós-doutor pela Universidade do Texas/Austin.

Ao longo de sua vida profissional se dedicou a temas sobre planejamento urbano e regional; programas sociais; habitação; demografia da educação; dinâmica demográfica brasileira. Foi Professor na Universidade do Texas em Austin e na Universidade de Illinois em Urbana-Champaign.

Foi Chefe do Departamento de Demografia da Universidade Federal de Minas Gerais. É Membro titular da Academia Brasileira de Ciências na área de ciências sociais, possuindo o Diploma da Ordem Nacional do Mérito Científico, Classe de Comendador, Ciências Sociais e Humanas, conferido pelo Ministério de Ciências e Tecnologia.

Presidiu a Associação Brasileira de Estudos Populacionais ABEP. Coordenou o curso de pós-graduação em Demografia da UFMG. Foi presidente da Comissão Nacional de População e Desenvolvimento e Vice-presidente do comitê organizador da Comissão sobre População e Desenvolvimento do Conselho Econômico e Social da Organização das Nações Unidas (ONU).

Ingressou no IBGE em 2019 no cargo de Diretor de Pesquisas, com a missão de liderar o maior projeto da Instituição e do País, o Censo Demográfico.

Presidente do IBGE entre 27 de abril de 2021 e 2 de janeiro de 2023, sua gestão enfrentou o contexto da pandemia da COVID-19, tendo como desafio garantir a realização da operação censitária e de todas as pesquisas sociais e econômicas do IBGE, além de liderar e realizar o lançamento de novas estatísticas experimentais, como a Pesquisa Pulso Empresa e a PNAD COVID-19.