Susana Cordeiro Guerra

Presidente do IBGE: 2019-2021

Graduada em Ciências Sociais pela Harvard University, concluiu o mestrado em Administração Pública e Desenvolvimento Internacional pela Harvard Kennedy School e doutorado em Ciências Políticas pelo Massachusetts Institute of Technology.

Trabalhou como economista no Banco Mundial, especializando-se nas áreas de reforma do Estado, descentralização fiscal e administrativa, e na avaliação e melhoria da qualidade dos serviços públicos. Atuou em programas do Banco Mundial na África, América Latina e Ásia, colaborando em pesquisas e ações voltadas à redução da pobreza e melhoria de indicadores relacionados à saúde e à educação. Também trabalhou no setor privado e foi pesquisadora visitante no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada e na Fundação Getúlio Vargas, e conduziu pesquisa na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e no Industrial Performance Center no Massachusetts Institute of Technology. Suas publicações incluem contribuições para relatórios do Banco Mundial e para o Journal of Comparative Economics.

Presidente do IBGE de 11 de fevereiro de 2019 até 09 de abril de 2021, em sua administração, o Instituto teve como foco o planejamento do Censo Demográfico. A pandemia COVID-19 impôs uma série de profundos desafios ao Instituto. Como resposta, o Instituto implementou uma plataforma de trabalho remoto e lançou novas pesquisas (PNAD COVID-19 e a Pesquisa Pulso Empresa). Neste período, verificou-se a absorção de novas tecnologias e ferramentas no uso, processamento e análise de dados, com o uso de registros administrativos tanto no pareamento de bases de dados quanto em melhorias nas contas nacionais, e a varredura automatizada de parte da coleta de preços. O IBGE manteve toda a sua produção estatística durante a pandemia.

Com o adiamento do Censo Demográfico em 2020, o projeto foi aperfeiçoado, dentro de um contexto de pandemia, com o desenvolvimento de um modelo misto e concomitante de coleta, a adoção de protocolos sanitários, a formulação de um modelo de treinamento que combina as modalidades a distância e presencial, e a implementação de mecanismos modernos de acompanhamento da operação censitária, apoiando dessa forma a preparação para a realização do Censo.