Susana Guerra

Presidente do IBGE: 2019-

Susana Leite Ribeiro Cordeiro Guerra é cientista política, tendo obtido os títulos de Mestre em Administração Pública e Desenvolvimento Internacional pela Universidade de Harvard e PhD em Ciência Política pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT).

Trabalhou no Banco Mundial e no setor privado, especializando-se nas áreas de reforma do Estado, descentralização fiscal, administrativa e desenvolvimento da habilidade de organização do setor público. Atuou em projetos governamentais na África, América Latina e Ásia, colaborando em ações voltadas à redução da pobreza e melhoria de indicadores relacionados à saúde e à educação. Foi pesquisadora visitante no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada ― IPEA, na Fundação Getúlio Vargas ― FGV e na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio.

Presidente do IBGE nomeada em 11 de fevereiro de 2019, Susana Guerra é a segunda mulher a ocupar o posto mais alto da instituição. Em seu discurso de posse, ressaltou como prioridade de sua gestão a concentração de esforços para a realização do Censo Demográfico de 2020, bem como a promoção da modernização do instituto.