Roberto Luis Olinto Ramos

Presidente do IBGE: 2017-2019

Roberto Luis Olinto Ramos é engenheiro de sistemas pela PUC/RJ, com mestrado em Engenharia de Sistemas e doutorado em Engenharia de Produção na COPPE/UFRJ. Ingressou no IBGE em 1980, no Departamento de Estatísticas Derivadas e Estudos Econômicos. No Departamento de Contas Nacionais, depois Coordenação de Contas Nacionais, foi gerente de Bens e Serviços, com responsabilidade por esta área no Sistema de Contas Nacionais Anuais, e gerente de Modelos e Métodos para implementar o Sistema de Contas Trimestrais. Foi coordenador de Contas Nacionais de 2005 a 2014 e diretor de Pesquisas de 2014 a 2017.

Representou o IBGE na Comissão Permanente de Contas Nacionais do Mercosul e foi consultor em Contas Nacionais do Departamento de Estatísticas do Fundo Monetário Internacional (FMI). Integra o grupo de especialistas em Contas Nacionais das Nações Unidas, representa os países do Mercosul e Chile no Grupo de Peritos Interagências sobre Indicadores dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas e é membro do Conselho Diretor do Programa de Comparação Internacional (PCI ).

Presidente do IBGE de 01 de junho de 2017 a 01 de fevereiro de 2019, Olinto é favorável à integração de informações oficiais em um sistema nacional com registros administrativos de diversos órgãos do governo. Destaca como prioridades as novas áreas e tecnologias, como as técnicas de Big Data (estudo sobre grande volume de dados) para coleta de informação, e o aprimoramento de pesquisas sobre o uso do tempo. Assim como, defende a ampliação da cooperação sul-sul, que já é feita com países da África e da América Latina.

“Temos o compromisso de manter nossa credibilidade porque somos um dos mais importantes órgãos do Estado brasileiro. Levamos muito a sério a missão de retratar o país para o exercício da cidadania”, afirmou em seu discurso de posse. Ele garante que todas as informações produzidas pelo IBGE continuarão sendo públicas, mesmo quando realizadas por meio de convênios.