Elmano Gomes Cardim

Presidente do IBGE: 1954-1955

Filho de Francisco Eduardo Gomes Cardim e de Adelia Figueiredo Cardim, nasceu na cidade de Valença (RJ), no dia 24 de dezembro de 1891. Estudou o curso primário no Colégio Faceira, em sua cidade natal, e iniciou o curso secundário na Academia de Comércio, em Juiz de Fora (MG). Em 1906, transferiu-se para o Rio de Janeiro, onde estudou no Colégio Pedro II e no Colégio Alfredo Gomes.

Iniciou suas atividades jornalísticas em 1908, como repórter do jornal "O Século". Também foi revisor do jornal "Diário do Comércio" e chefe de revisão do "Diário de Notícias". Em 1909, ingressou como revisor no "Jornal do Commercio", onde, por sua destacada atuação, não demorou a passar a redator e, posteriormente, diretor, até tornar-se, em 1941, coproprietário do órgão da imprensa nacional. Ao mesmo tempo em que atuava como jornalista, cursava a Faculdade de Direito do Rio de Janeiro, por onde bacharelou-se em 1914.

Elmano Cardim teve outras significativas atuações: em 1935, chefiou a delegação de jornalistas que acompanhou o Presidente Getúlio Vargas em viagem aos países do Prata; integrou, em 1940, a Comissão Censitária Nacional que realizou o Recenseamento Geral do país; e, em 1948, representou o Brasil na Conferência Interamericana realizada em Bogotá (Colômbia), e no Comitê dos Peritos de Informação da ONU, em Nova Iorque (EUA). Em maio de 1950, foi eleito membro da Academia Brasileira de Letras, tendo ocupado a cadeira que tem por patrono Francisco Adolfo de Varnhagen, e em 1958 presidiu a Academia.

Elmano Cardim foi sócio honorário do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, em 1937, e um dos fundadores, em 1938, do Instituto Histórico de Petrópolis.

Em 1951 recebeu o Prêmio Cabot, a mais antiga premiação internacional de jornalismo.

Presidente do IBGE no período de 27 de setembro de 1954 a 17 de novembro de 1955, durante sua administração, o IBGE coordenou algumas importantes reuniões internacionais de estatística, como a Conferência do Instituto Interamericano de Estatística – IASI, e a XXIX Sessão do Instituto Internacional de Estatística – ISI, entre outros eventos.

Elmano Cardim faleceu no dia 19 de fevereiro de 1979, no Rio de Janeiro.