Núcleo virtual da Rede de Memória do IBGE. Divulga publicações, vídeos, instrumentos de pesquisa, sínteses históricas, depoimentos e demais produtos de memória empresarial construídos pelos servidores do IBGE

Brasil em pauta: a trajetória da comunicação no IBGE

A história da comunicação em uma das instituições mais antigas do País é contada neste livro, que destaca, também, o trabalho de alguns de seus notáveis profissionais.

A comunicação esteve presente na base da criação do IBGE, que, ao longo desses 82 anos, manteve o Brasil em pauta com informações confiáveis sobre a nossa realidade. No passado, Teixeira de Freitas foi pioneiro nesse trabalho, com a publicação de textos, nos jornais e periódicos, que revelavam o retrato do País. De lá para cá, o IBGE passou por grandes mudanças, com a entrada das novas tecnologias e o desenvolvimento de bases de dados mais amigáveis, e a linguagem dos produtos, nas áreas de Estatística e Geociências, se tornou cada vez mais determinante para a usabilidade das informações.

O livro mostra as mudanças no ambiente de trabalho, compartilha as experiências, reconhece a tradição, indica a renovação e valoriza as inovações. Esse movimento é fundamental no processo de comunicação e, sobretudo, contribui no sentido de conferir respaldo político e legitimação ao IBGE – um ativo do Brasil.


© 2018 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística