Embaixador Macedo Soares, um príncipe da conciliação

Em 07 de abril de 2008, aos 40 anos do falecimento de Macedo Soares, foi realizada uma cerimônia em sua homenagem, com o lançamento do 12º volume da Série Memória Institucional, intitulado “Embaixador Macedo Soares, um príncipe da conciliação: recordando o 1º presidente do IBGE”.

José Carlos de Macedo Soares (1883-1968) não foi somente o primeiro presidente do IBGE, o mais longevo dentre todos: 1936-1951 e 1955-1956. Mais que isso, ele foi um raro homem público, um notável estadista da República e um intelectual vigoroso. São várias as suas faces: o embaixador, o ministro de Estado (das Relações Exteriores, em duas ocasiões, e da Justiça, em breve período), o deputado constituinte, o governador paulista. Além disso, a presidência de entidades como o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro IHGB (1939-1968, com a rara distinção de presidente perpétuo), a Academia Brasileira de Letras – ABL (1942-1943, onde entrou em 1937), a Sociedade de Geografia do Rio de Janeiro – SGRJ (1945-1951), entre outras tantas, que tão bem unia. Nele, enfim, se associava, com invulgar brilhantismo, o diplomata, o historiador, o geógrafo, o estatístico, o sociólogo, o estudioso das fronteiras.

No caso do IBGE, o embaixador Macedo Soares, ou apenas “O Embaixador”, como é referido na tradição institucional, por seu nome, por seu inegável prestígio, sua inolvidável capacidade de diálogo, de negociação, de conciliação, sustentou a consolidação da instituição idealizada por Mário Augusto Teixeira de Freitas (1890-1956). Por suas redes sociais, amparou as iniciativas institucionais, as prestigiou e as propagou; jamais se furtou, pese seus muitos afazeres, em participar do cotidiano institucional, influindo seu destino; não foi uma figura decorativa, muito ao contrário, foi uma figura atuante, presente; tinha ideias, e as passava aos auxiliares. Inegavelmente, a história o evidencia, consorciou sua inteligência à inteligência de Teixeira de Freitas, seu Secretário Geral (1936-1948), e associou seu prestígio à promoção das necessidades institucionais, valorizando as representações estatística e geográfica do Brasil.

Banner/Painel/Programa

Fotos