Seminário Fábio de Macedo Soares Guimarães

Realizado no Auditório Mário Augusto Teixeira de Freitas (CDDI – Rua General Canabarro, 706 – Maracanã – Rio de Janeiro – RJ), o evento marcou a retomada das publicações da Série Memória Institucional (interrompidas desde 1995), lançando-se o seu 7º volume, intitulado “O pensamento de Fábio de Macedo Soares Guimarães: uma seleção de textos”. A mesa de abertura foi composta pelo Presidente do IBGE, Eduardo Pereira Nunes, os embaixadores Luiz Felipe de Macedo Soares e Rubens Ricupero, além do Chefe de Cooperação Internacional da FINEP, Fábio Celso de Macedo Soares Guimarães, sobrinho do homenageado. Palestraram no evento os geógrafos Cláudio Egler (UFRJ), Roberto Schmidt de Almeida (IBGE) e João Rua (PUC-Rio).

O centenário de nascimento do eminente geógrafo Fábio de Macedo Soares Guimarães, um dos pioneiros da Geografia no IBGE, se apresentou como uma excelente oportunidade para esta retomada, quando se republicou alguns de seus mais importantes trabalhos, originalmente divulgados na Revista Brasileira de Geografia e no Boletim Geográfico. Ele também foi homenageado com a realização do Seminário comemorativo pelo seu centenário de nascimento, evento que contou com o apoio do Programa de Pós-graduação do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e do Departamento de Geografia da Pontifícia Universidade Católica (PUC).

A importância de Fábio de Macedo Soares Guimarães no cenário da Geografia brasileira pode ser assinalada pela sua obra de criação da divisão regional do País, referência para estudos e análises das características físicas e socioeconômicas do Brasil. Esta partição proposta por nosso homenageado foi apresentada ao Conselho Nacional de Geografia, em 1941, sendo bastante elogiada por não desmembrar as unidades políticas e por ajustar aspectos naturais como clima, vegetação e relevo, além designar as Grandes Regiões, facilitando a atuação da Administração Pública e do Estado como um todo.

Outro trabalho de suma importância realizado por Fábio de Macedo Soares Guimarães foi o referente ao cálculo do centro do Brasil, que, ao contrário do que se pensava anteriormente, não se localiza no Estado de Goiás, mas no nordeste do Mato Grosso.

Por sua importância no cenário acadêmico e por suas vastas realizações, a celebração do seu centenário de nascimento, aliada à publicação, vem resgatar a obra deste grande brasileiro, que honrou as tradições do IBGE e do Brasil.

Banner/Painel/Programa

Fotos