Seminário Isaac Kerstenetzky

No que seria seu octogésimo aniversário, Isaac Kerstenetzky foi homenageado em evento realizado nas dependências do CDDI em 18 de agosto de 2006. O evento fez parte dos festejos em comemoração aos 70 anos do IBGE e marcou o lançamento do 8º volume da Série Memória Institucional, intitulado “Isaac Kerstenetzky: legado e perfil”. A mesa de abertura foi composta por Eduardo Pereira Nunes, Jacques Kerstenetzky (filho de Isaac), Sara Kerstenetzky (viúva de Isaac), Magdalena Cronemberger e João Paulo dos Reis Veloso. Palestraram as economistas Jane Souto, Maristela Sant’Anna e geógrafo Pedro Geiger.

Isaac Kerstenetzky galgou a presidência do IBGE aos 43 anos, na qual ficou por nove anos e meio, em profícua e admirável administração. De março de 1970 a agosto de 1979, fincou o marco de um novo IBGE, tornando-o uma respeitada instituição de pesquisa. Jovem ainda, na pujança do intelectual, faleceu aos 64 anos.

Cientista social, humanista notável, deixou inúmeros discípulos e admiradores. Toda uma geração herdaria suas reflexões, suas concepções estatísticas, sua visão sobre o sistema estatístico em associação ao planejamento. Leitor atento e apaixonado, soube como poucos sonhar, e torná-los realidade, atraiu talentos que envolvia e conquistava.

A publicação contém um conjunto de textos produzidos por Isaac Kerstenetzky, aqueles que tratam do IBGE, e mais ainda, das atividades e informações estatísticas e geográficas (e afins). Nela também é apresentado seu perfil, traçado através de um conjunto de textos de vários de seus colaboradores.

Banner/Painel/Programa

Fotos