Teixeira de Freitas, um cardeal da educação brasileira: sua atualidade intelectual

O IBGE nomeou 2008 como o “Ano Teixeira de Freitas da Estatística Brasileira”, marcando o centenário de sua entrada na atividade estatística (1908-2008), na antiga Diretoria Geral de Estatística, ao tempo de Bulhões Carvalho.

Nesse contexto, foram realizados naquele ano dois seminários: um em homenagem ao Embaixador José Carlos de Macedo Soares, primeiro presidente do Instituto, com quem Teixeira de Freitas trabalhou em estreita sintonia; outro, alusivo à temática do municipalismo, marcando os 60 anos da criação da Revista Brasileira dos Municípios, e que o IBGE editou por 20 anos. Afora isso, o IBGE se uniu à Associação Brasileira de Estudos Populacionais (ABEP), em abertura aos festejos do centenário de nascimento de Lyra Madeira (1909-1979), grande mestre da demografia brasileira, lançando o 14º volume da Série Memória Institucional, intitulado “Lyra Madeira: um mestre da demografia brasileira”.

Para encerrar esses festejos, foi promovido o seminário “Teixeira de Freitas, um cardeal da educação brasileira: sua atualidade intelectual”. O evento, realizado em 17 de novembro de 2008 no auditório que leva o nome do homenageado, marcou o lançamento do 15º volume da Série Memória Institucional, de mesmo nome, com textos que deixam claro seu papel no pensar e no medir a educação brasileira.

Banner/Painel/Programa

Fotos