Geografia e Geopolítica: a contribuição de Delgado de Carvalho e Therezinha de Castro

O Seminário Geografia e Geopolítica: a contribuição de Delgado de Carvalho e Therezinha de Castro, realizado em 14 de novembro de 2009, no Auditório Mário Augusto Teixeira de Freitas (CDDI – Rua General Canabarro, 706 – Maracanã – Rio de Janeiro – RJ), marcou o lançamento do 16º volume da Série Memória Institucional. O evento teve como objetivo homenagear estes mestres da geografia brasileira e ressaltar a sua importância para o desenvolvimento desta área do conhecimento.

Delgado de Carvalho, geógrafo, historiador, professor, considerado como “o mestre dos mestres”, esteve ligado ao IBGE desde seus primórdios, por intermédio do Conselho Nacional de Geografia, onde teve significativa participação. Boa parte de seus 49 livros foi editada pelo Conselho e vários deles se encontram no acervo de nossa Biblioteca Central. Vale lembrar a sua intensa colaboração com a Revista Brasileira de Geografia, que completa 70 anos e continua sendo editada.

Therezinha de Castro, fiel discípula do mestre Delgado de Carvalho, aposentou-se como funcionária do IBGE, após muitos anos de bons serviços prestados. Entre livros e artigos, publicou diversos trabalhos no IBGE, especialmente na Revista Brasileira de Geografia e no Boletim Geográfico, compondo uma robusta bibliografia. Em 1992, o Centro de Documentação e Disseminação de Informações do IBGE editou seu livro Nossa América: geopolítica comparada, obra ainda em catálogo e bastante procurada. Em sua especialidade, a Geopolítica, era citada entre os maiores conhecedores do assunto no Brasil e no mundo, sendo frequentemente convidada para ministrar palestras e aulas sobre o tema.

Ambos começaram a profícua parceria no IBGE, gerando inúmeros trabalhos em conjunto, com destaque para o Atlas de relações internacionais, lançado em 1960, e continuamente atualizado até fins da década de 1970. Eram figuras humanas admiráveis, dois ibgeanos que bem serviram à Pátria com sua inteligência e cultura exemplares.

Banner/Painel/Programa

Fotos