IV Painel Memória IBGE – Pesquisa Mensal de Emprego

A Pesquisa Mensal de Emprego (PME) divulgou seus últimos resultados em março de 2016. Para marcar sua despedida, foi realizado o IV Painel Memória IBGE – Pesquisa Mensal de Emprego, que relembrou os 36 anos de existência da pesquisa e mostrou a importância de seus resultados para a sociedade. Realizado pela Memória IBGE e a Coordenação de População e Indicadores sociais DPE/COPIS, o evento foi realizado em 3 de maio de 2016 no Auditório Mário Augusto Teixeira de Freitas (CDDI – Rua General Canabarro, 706 – Maracanã – Rio de Janeiro – RJ).

Palestraram no evento os ibgeanos Cimar Azeredo Pereira, Shirlene Souza e Romualdo Pereira e o professor da UFRJ, João Luiz Maurity Sabóia.

A PME foi substituída pela PNAD Contínua e, segundo a presidenta Wasmália Bivar, essa troca foi um avanço para a instituição. “A PME foi interrompida porque o IBGE deu um passo à frente com a PNAD Contínua. Após todo o trabalho cotidiano para a fazer a PME, ficamos contentes de contar uma história que só o IBGE pode contar. Quem pode mostrar o estado do mercado de trabalho é o IBGE. Essa é a riqueza da história que podemos contar”, comentou.

O coordenador de trabalho e rendimento da DPE, Cimar Azeredo Pereira, apresentou o histórico da PME e as mudanças metodológicas que ela sofreu ao longo de quase quatro décadas de existência. A pesquisa, segundo ele, surgiu para dar respostas rápidas sobre variações a curto prazo no mercado de trabalho, em especial quando, no início da década de 1970, a PNAD deixou de ser trimestral e passou a ser realizada anualmente.

Já o chefe da UE/RJ, Romualdo Pereira, falou sobre o dia a dia da coleta dos dados. Segundo ele, o “mensal” no nome da pesquisa era relativo apenas aos resultados divulgados, pois para quem estava em campo o trabalho era diário, incluindo nas noites e finais de semana.

Romualdo contou também sobre as dificuldades na coleta de dados, como o caso de informantes que alegaram não terem tempo para responder o questionário. Segundo ele, diziam que preferiam pagar multa – prática não adotada pelo IBGE.
A analista econômica e servidora aposentada do IBGE, Shyrlene Souza, falou sobre a importância da área de comunicação para o sucesso da pesquisa.“As divulgações feitas sobre o nosso trabalho foram importantes no sentido de preparar a população para receber os pesquisadores”, explicou.

Representando os usuários dos resultados produzidos pela pesquisa, o economista e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), João Luiz Maurity Sabóia, mostrou como a PME contribuiu para se saber como mercado de trabalho se comportou nos últimos anos.

“De 2004 a 2014 os indicadores do mercado de trabalho foram excepcionais, todos melhoraram. Depois, em 2015, há piora em função da retração econômica”, mostrou o economista. Ainda segundo ele, é possível notar uma relação entre os resultados da PME e os da PNAD Contínua, com a qual houve grande ganho para o conhecimento do quadro empregatício do país.

A PME também marcou quem trabalhou na coleta de dados, como demonstra Luiz Carlos Lima, que foi pesquisador de campo durante 25 anos. “A pesquisa revelou informações mais precisas sobre o mercado de trabalho, ao contrário de outras que dão resultados mais superficiais. Vou sentir saudade”, desabafou.

Convite

Banner/Painel/Programa

Fotos

Vídeos