Pioneiros do IBGE - Christovam Leite de Castro e Fábio de Macedo Soares

Conhecer histórias que por muito tempo povoaram apenas o universo familiar, mas que ao se tornarem públicas contribuem para um maior conhecimento sobre o país e suas instituições. Essa é uma das propostas da terceira edição da série Pioneiros do IBGE, que homenageou Christovam Leite de Castro (1904-2002), 1o Secretário-Geral do Conselho Nacional de Geografia, e Fábio de Macedo Soares Guimarães (1906-1979), autor da 1a Divisão regional oficial do país. Realizado pela Memória IBGE/CDDI, o evento aconteceu em 04 de outubro de 2016 no Auditório Teixeira de Freitas (CDDI – Rua general Canabarro, 706 – Maracanã – Rio de Janeiro – RJ).

O evento fez parte de uma série de seminários comemorativos dos 80 anos do IBGE e teve como objetivo celebrar a memória dos servidores que construíram as bases do Instituto. Trata-se de uma forma de valorizar o legado profissional dos indivíduos considerando seu lado pessoal.

Para Miriam Barbuda, coordenadora de Estruturas Territoriais da DGC, Christovam Leite de Castro foi o responsável pela criação da legislação cartográfica municipal (Decreto-Lei nº 311, de 2 de março de 1938), que estabeleceu os então 1574 municípios brasileiros – cujos mapas com os limites são consultados até hoje. Ela também ressaltou o papel do homenageado na criação da Revista Brasileira de Geografia (1939).

Maria Mônica O’neill, da Coordenação de Geografia, falou sobre o legado deixado por Fábio de Macedo Soares Guimarães, em especial a importância de relacionar aspectos naturais e humanos, sempre articulando os aspectos geográficos dos diversos países.

Fábio Celso Guimarães, sobrinho do pioneiro Fábio de Macedo Soares Guimarães, lembrou das expedições geográficas realizadas no território nacional. Contou que após retornar de um período de estudo nos Estados Unidos – como beneficiário de um projeto de Christovam Leite de Castro que visava ampliar a formação de geógrafos – Fábio de Macedo Soares logo ingressou nas expedições Brasil afora. Já Maria Ercília Leite de Castro, filha de Christovam, falou sobre o esforço do pai na projeção internacional do Brasil, buscando incentivar a participação de técnicos em congressos internacionais.

Convite

Banner/Painel/Programa

Fotos

Vídeos