O IBGE e as Geociências em 80 anos de História

Na data de criação do Conselho Brasileiro de Geografia ― CBG, O evento O IBGE e as Geociências em 80 anos de História teve como objetivo promover uma reflexão sobre a construção e o desenvolvimento das várias áreas que constituem o campo das Geociências no IBGE, no Brasil e no mundo, como a Geografia, Cartografia, Geodésia e Recursos Naturais, considerando ainda as suas interações com a Estatística. Realizado pela Memória IBGE e a Diretoria de Geociências ― DGC, o evento ocorreu em 23 de março de 2017, no Auditório Mário Augusto Teixeira de Freitas (CDDI – Rua General Canabarro, 706 – Maracanã – Rio de Janeiro – RJ).

Na ocasião também foi lançado um livreto com a cronologia das Geociências do IBGE e os principais perfis biográficos. “Além da homenagem, que é importante, destacamos esse momento em que podemos pensar e refletir sobre as Geociências e o seu papel na atualidade”, afirmou Leandro Malavota, da Memória IBGE, que mediou o evento.

Foram três palestras e coube ao diretor de Geociências, Wadih João Scandar Neto, fazer a abertura. Ele lembrou o equilíbrio que caracteriza o IBGE entre tradição e renovação e realçou as transformações que o instituto e a área de Geociências estão passando. O primeiro palestrante, o diretor-adjunto da DGC, João Bosco de Azevedo, apresentou a trajetória da Geodésia e da Cartografia, destacando pontos e marcos referenciais nesses 80 anos. Adma Hamam de Figueiredo, geógrafa do IBGE, relacionou a história do Conselho Nacional de Geografia ― CNG com o percurso da Geografia e da área de Recursos Naturais. Por último, Em sua palestra, o professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro ― UERJ Luiz Henrique Castiglione, falou sobre a importância e descreveu a evolução das geotecnologias.

Convite

Banner/Painel/Programa

Fotos

Vídeos