V Painel Memória IBGE – Indicadores Sociais: passado, presente e futuro

O V Painel Memória IBGE – Indicadores Sociais: passado, presente e futuro discutiu a criação e o desenvolvimento da área de indicadores sociais do IBGE. Resultado de um trabalho em parceria desenvolvido pela Memória IBGE e a Coordenação de População e Indicadores Sociais, da Diretoria de Pesquisas ― DPE/COPIS, o evento foi realizado no Auditório Mário Augusto Teixeira de Freitas (CDDI – Rua General Canabarro, 706 – Maracanã – Rio de Janeiro – RJ) e teve como convidados os pesquisadores Luiz Antônio Pinto de Oliveira (Indicadores Sociais em Perspectiva Histórica, Ana Lúcia Saboia (A Síntese de Indicadores Sociais), Paulo Jannuzzi, (Indicadores Sociais e Políticas Públicas) e Barbara Cobo Soares (Indicadores Sociais e as Agendas de Desenvolvimento).

Na ocasião também foi lançada a publicação intitulada Indicadores Sociais: passado, presente e futuro, organizada por André Simões e Antônio Carlos Alkmim, que compõe o 21º volume da Série Memória Institucional.

“Desde o documento fundador de 1979, os Indicadores Sociais têm essa perspectiva de ser um lugar no IBGE marcado pela reflexão, pela pluralidade e pela diversidade. Permitir essas leituras diversas do país para a sociedade é uma função do IBGE”, comentou Claudio Crespo, diretor de Pesquisas.
A tradição do IBGE na elaboração de Indicadores Sociais remete ao início dos anos de 1970, quando o então presidente Isaac Kerstenetzy criou o Grupo intitulado “Projeto de Indicadores Sociais”. Nesses mais de quarenta anos de história, o projeto passou por profundas modificações, que foram responsáveis pelo seu amadurecimento e formato atual.

Convite

Banner/Painel/Programa

Fotos

Vídeos