Núcleo virtual da Rede de Memória do IBGE. Divulga publicações, vídeos, instrumentos de pesquisa, sínteses históricas, depoimentos e demais produtos de memória empresarial construídos pelos servidores do IBGE

As Expedições Geográficas do IBGE - Um retrato do Brasil - 1941-1968

As expedições geográficas promovidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE foram implementadas em 1941. Desde então, inaugurou-se um período de três décadas (anos 1940, 1950 e 1960) de práticas profissionais fundamentadas nos trabalhos geográficos de campo. Método de investigação baseado em observações in loco, a pesquisa de campo servia como instrumento utilizado pelo Estado brasileiro visando ao mapeamento, reconhecimento e integração do Território Nacional, possibilitando ainda meios e condições para o aprofundamento das análises sobre o processo de ocupação do território, bem como dos estudos sobre as transformações espaciais de grande impacto então em curso no País.

É importante destacar também que as expedições geográficas proporcionaram aperfeiçoamento profissional aos técnicos do Instituto e forneceram, ao governo federal, subsídios aos seus projetos de intervenção no território brasileiro, mudança da capital federal, colonização agrícola, regionalização em várias escalas, estudos sobre a urbanização e diagnósticos ambientais. Constituíram, portanto, um marco importante no campo das Geociências no Brasil, contribuindo para a consolidação do IBGE como centro produtor de análises sobre planejamento territorial e como vetor para a estruturação do campo profissional da Geografia, Cartografia e da Geodésia no Brasil.

Este livro, que celebra os 50 anos de realização da última expedição geográfica (ocorrida em 1968), propõe uma narrativa textual e iconográfica sobre a memória dos trabalhos de campo. A documentação selecionada pertence ao Acervo dos Trabalhos Geográficos de Campo, coleção constituída por 17 929 fotografias que estão digitalizadas e disponíveis na página da Biblioteca, no portal do IBGE.


© 2018 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística