Nome: Lydio Braga
Área de Atividade: Rede de coleta
Depoimento produzido pela Supervisão de Documentação e Disseminação de Informações (SDI) da UE/SP no contexto do Projeto História das Unidades Estaduais do IBGE. Integra o Sistema de Preservação e Disseminação da Memória Institucional e tem por objetivo reconstituir o processo de formação e evolução do IBGE.
Data: 09/09/2011
Local da gravação: Auditório UE-SP
Duração: 47 min
Dados biográficos do depoente
Nome completo: Lydio Braga
Nascimento: Itapira (SP) – 02/08/1927
Data de entrada no IBGE: 15/04/1947
Data de saída ou aposentadoria: aposentadoria em 01/01/1986
Formação ou cargo: Nível médio
Principais atividades: Agente de estatística; Agente de coleta; Técnico de estatística
Equipe
Levantamento de dados: Denisia de Oliveira Martins; Vanessa de Oliveira Ramos Leão (UE-SP/SDI)
Elaboração do roteiro: Denisia de Oliveira Martins; Vanessa de Oliveira Ramos Leão (UE-SP/SDI)
Entrevistadores: Denisia de Oliveira Martins; Vanessa de Oliveira Ramos Leão (UE-SP/SDI)
Gravação: Denisia de Oliveira Martins; Vanessa de Oliveira Ramos Leão (UE-SP/SDI)
Sumário: Louise Lopes Veloso (estagiária) (CDDI / Memória Institucional)
Copidesque do sumário: Vera Abrantes (CDDI / Memória Institucional)
Indexação: Vera Abrantes (CDDI / Memória Institucional)
Assuntos:
- rede de coleta;
- coleta de dados;
- Agência-modelo de Estatística;
- treinamento de censitários;
- disseminação de informações.
Sumário do depoimento:
- entrada no IBGE em 1947;
- dificuldades de transporte para realização das pesquisas;
- cadastramento de estabelecimentos industriais, comerciais e de serviços;
- transferência da agência de São Miguel (SP) para a agência da Penha (SP);
- instalação de agências nos principais subdistritos;
- transferência para a sede (atual Unidade Estadual de São Paulo);
- trabalho com o primeiro inspetor regional, Roberto Sérgio de Paiva Meira;
- composição do quadro de funcionários das agências;
- convivência com os demais servidores;
- mulheres nos cargos de chefia da instituição;
- agências-modelo e agências municipais;
- participação nos censos de 1970 e 1980;
- dificuldades em se realizar os censos;
- substituições de delegados como escolha da Presidência do IBGE;
- preparação dos recenseadores;
- divulgação das pesquisas;
- verificação de dados;
- trabalho no censo depois da aposentadoria.