Núcleo virtual da Rede de Memória do IBGE. Divulga publicações, vídeos, instrumentos de pesquisa, sínteses históricas, depoimentos e demais produtos de memória empresarial construídos pelos servidores do IBGE

A Equipe de Memória Institucional está à disposição do público, interno e externo, para facilitar o acesso aos documentos do Acervo Memória IBGE (veja o Guia de Consulta on-line) e do Acervo de História Oral do IBGE, e do Acervo Fotográfico de Eventos Institucionais (veja o Guia Provisório de Consulta online), além de fornecer orientação especializada para pesquisas sobre a história do órgão.

 

Orientações sobre os Acervos disponíveis

Para pesquisa e consulta de livros, obras raras, periódicos, mapas, fotografias, instrumentos de coleta e demais itens dos acervos do IBGE não constantes do Guia de Consulta ao Acervo Memória IBGE, procure o Setor de Referência da Biblioteca Isaac Kerstenetzky: escreva para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou ligue para (21) 2142-4720 ou (21) 2142-0123 – ramal 3540. Clique aqui para informações gerais acerca dos Acervos sob a guarda da Biblioteca Isaac Kerstenetzky.

Para obter informações pessoais, dados do Arquivo de Pessoal do IBGE ou consultar documentos de valor legal ou/e probatório, solicite diretamente ao Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) do IBGE ou por meio do Sistema Eletrônico do SIC (e-SIC).

Para consultar o Acervo de História Oral do IBGE, utilize a respectiva seção deste site, que disponibiliza as gravações em áudio ou em vídeo de depoimentos cuja divulgação está autorizada, acompanhados de "clipes" com trechos selecionados de cada entrevista, dados sobre o depoente e ficha técnica com metadados da fonte oral ou audiovisual, dentre eles o sumário do depoimento e o índice de assuntos abordados.

Se você é especialista ou participa de investigação acadêmica, leia também as informações sobre os instrumentos de pesquisa que reunimos especificamente para pesquisadores. Recomenda-se, ainda, uma consulta às compilações de documentos publicados em edição fac-similar em alguns dos volumes da Série Memória Institucional, que é editada pelo Centro de Documentação e Disseminação de Informações do IBGE (CDDI) e está disponível, na íntegra, para download gratuito em formato .PDF.

Se você está em busca de informações sobre Teixeira de Freitas, pode ser útil conhecer o seu perfil biobibliográfico, nesse site, e o Fundo Mário Augusto Teixeira de Freitas, sob a guarda do Arquivo Nacional, no Rio Janeiro (ver detalhes abaixo).

 

Dados de Contato

Memória IBGEEquipe de Memória Institucional
IBGE / CDDI / Gerência de Biblioteca e Acervos Especiais (GEBIS)
Rua General Canabarro, 706 - bloco A / sala 105, Maracanã
Rio de Janeiro (RJ), CEP: 20271-205
Tel: (21) 2142-4717
e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Horário de funcionamento (atendimento presencial):
Setor de Referência da Biblioteca Isaac Kerstenetzky
De 2ª-feira a 6ª-feira, das 8h30 às 16h30

 

 

Arquivo Nacional - Fundo Mário Augusto Teixeira de Freitas (MATF)

 

O Arquivo Pessoal de Teixeira de Freitas está sob a guarda do Arquivo Nacional, no Rio de Janeiro, em fase de tratamento. Se você está interessado nesse acervo, busque informações sobre as formas e normas de Atendimento ao Público do Arquivo Nacional.

O Fundo Mário Augusto Teixeira de Freitas (MATF) foi doado ao Arquivo Nacional pelo IBGE, representado por seu presidente, Dr. Isaac Kerstenetzky, em 07.04.1978. Contém cerca de 13 600 documentos particulares e de familiares do titular referentes às atividades de direção, participação e organização da reforma administrativa no período de 1940-1950. Destacam-se os temas: agropecuária, alimentação, colonização, imigração, religiões, política internacional do pós-guerra, educação, geografia e estatística, mudança da capital da República, e de Goiás, cooperativismo, criação de territórios, criação de municípios, Centro Dom Vital, Associação dos Servidores Públicos, Serviço de Estatística Geral de Minas Gerais, Serviço de Estatística de Educação e Saúde, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Fundação Getúlio Vargas, II Congresso Interamericano de Estatística, Congressos Brasileiros de Geografia, Conferência Nacional de Educação e Saúde, Conselho de Comércio Exterior, Instituto Internacional de Estatística, Instituto de Economia, Diretoria de Estatística do Ministério da Agricultura, Conselho Superior de Segurança Nacional, Sociedade Brasileira de Economia Política.

 


© 2017 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística