Núcleo virtual da Rede de Memória do IBGE. Divulga publicações, vídeos, instrumentos de pesquisa, sínteses históricas, depoimentos e demais produtos de memória empresarial construídos pelos servidores do IBGE

Este site é o núcleo virtual da Rede de Memória do IBGE. Ele foi construído para divulgar trabalhos de memória institucional realizados por servidores(as) do órgão.

Essa “seção” do site apresenta os objetivos das iniciativas de memória empresarial empreendidas no âmbito da Rede de Memória do IBGE e as condições e modalidades de atendimento ao público. São informados, ainda, os nomes de todos os servidores, servidoras, estagiários e estagiárias que se dedicaram, durante meses, à construção da primeira "versão" deste site, articulando esforços num trabalho de equipe que não teria sido viável sem a colaboração, ainda que indireta, de dezenas de ex-servidores(as) que tiveram, ao longo de mais de um quarto de século, vínculos formais com as atividades sistemáticas de preservação, (re)construção e disseminação da Memória Institucional do IBGE, desde 1985 – e que fizemos questão de homenagear.

Aqui também são apresentados ao público, interno e externo: o sapo Bartolomeu, marca do Projeto Memória criada em 1986 e resgatada, com nova roupagem, em 2013; os Termos de Uso deste site e do canal de vídeos Memória IBGE no Youtube, que definem quais são as formas gratuitamente autorizadas de utilização, reprodução e distribuição dos conteúdos produzidos pelo IBGE e veiculados por meio desses dois canais; e uma lista de links para outros centros de memória, via de regra mantidos por empresas públicas e privadas que buscam (re)construir e preservar suas histórias para mobilizar esse precioso patrimônio intangível como instrumento estratégico de Comunicação Organizacional, endomarketingmarketing ou/e Gestão do Conhecimento.

Lembre-se de que esse é o núcleo virtual de uma Rede formada por cada servidor e cada servidora do IBGE que se envolva, direta ou indiretamente, em trabalhos de memória empresarial no âmbito da instituição – ou mesmo fora dela. Por esse motivo, será de grande valia conhecer as suas opiniões, críticas, sugestões, correções e acréscimos aos conteúdos do site.

Seja bem-vindo(a), mergulhe na história dessa Casa, (re)conheça seus colegas de trabalho e (re)descubra a mística ibgeana. Ou, se você não é servidor(a) da instituição, aproveite para explorar uma parte fundamental da história do Brasil contada por meio da trajetória de um dos órgãos mais importantes do Estado brasileiro pós-1930.

Mas, sobretudo, não hesite em colaborar: escreva para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e nos ajude a (re)construir a memória institucional do IBGE.


© 2017 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística