Núcleo virtual da Rede de Memória do IBGE. Divulga publicações, vídeos, instrumentos de pesquisa, sínteses históricas, depoimentos e demais produtos de memória empresarial construídos pelos servidores do IBGE

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)e a Companhia Caminho Aéreo Pão de Açúcar se unem para homenagear o engenheiro Cristovam Leite de Castro e abordar alguns temas que inspiraram suas reflexões, como a institucionalização da geografia no Brasil, a cartografia, a divisão do território nacional e o bondinho do pão de açúcar, um dos mais conhecidos pontos turísticos do país.

O engenheiro participou de forma efetiva da história de ambas as instituições: de 1937 a 1950, foi secretário-geral do Conselho Nacional de Geografia (CNG), órgão do IBGE; e, de 1962 e 1999, foi diretor-presidente da Companhia Caminho Aéreo Pão de Açúcar.

Em 2013, duas datas comemorativas aproximam as instituições. De um lado, o centenário de inauguração do segundo trecho do bondinho, que liga o Morro da Urca ao Pão de Açúcar, cuja operação teve início em 18 de janeiro de 2013. De outro, a criação, em 25 de julho de 1933, da Seção de Estatística Territorial chefiada por Chistovam Leite de Castro, que ele considerava o embrião do CNG.

A atuação de Leite de Castro à frente da geografia no IBGE, bem como seu empenho em modernizar o bondinho do pão de açúcar, foram importantes contribuições para o Brasil se conhecer melhor e se tornar conhecido.


© 2017 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística