Núcleo virtual da Rede de Memória do IBGE. Divulga publicações, vídeos, instrumentos de pesquisa, sínteses históricas, depoimentos e demais produtos de memória empresarial construídos pelos servidores do IBGE

Presidente do IBGE: 1985-1986

Filho de Felício Bacha e de Maria de Jesus Lisboa Bacha, nasceu em Lambari (MG), no dia 14 de fevereiro de 1942. Iniciou seus estudos em sua cidade natal, tendo concluído os cursos ginasial e científico no Colégio Santo Antônio, em Belo Horizonte (MG).

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1960-1963), Bacha especializou-se em Economia no Centro de Aperfeiçoamento de Economistas da Fundação Getúlio Vargas (1964) e, depois disso, somou à sua formação acadêmica inicial os títulos de mestre (1964-1966) e doutor em Economia (1964-1968), pela Universidade de Yale (Estados Unidos).

Atuou no campo acadêmico como pesquisador, colaborador, professor titular e visitante, em algumas das principais universidades do Brasil e também do exterior: Universidade de Brasília, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Harvard University e Yale University, nos Estados Unidos. Esteve à frente de relevantes cargos, como de assessor especial do Ministro da Fazenda, quando da implantação do Plano Real (1993-1994); e presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (janeiro a dezembro de 1995).

Presidente do IBGE no período de 10 de maio de 1985 a 27 de novembro de 1986 (embora tenha sido formalmente nomeado em 02/05/1985), sua administração teve como principal objetivo apresentar ao país um novo IBGE, de alta qualidade técnica e científica, com maior prestígio e credibilidade junto à sociedade brasileira, no contexto da redemocratização do país. Para tanto, iniciou uma profunda Reforma Administrativa na instituição. Desse período, destacam-se a realização dos Censos Econômicos 1985 e a incorporação do Projeto RADAMBRASIL ao IBGE.

Pesquise outras informações sobre o ex-presidente Edmar Bacha no Acervo de História Oral do IBGE.


© 2017 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística