Núcleo virtual da Rede de Memória do IBGE. Divulga publicações, vídeos, instrumentos de pesquisa, sínteses históricas, depoimentos e demais produtos de memória empresarial construídos pelos servidores do IBGE

A rigor, todos os conteúdos do site Memória IBGE são de interesse dos mais diversos tipos de pesquisadores. Neste espaço, contudo, estão reunidos instrumentos de pesquisa mais especificamente voltados para pesquisadores especializados, ou simplesmente interessados em estudar mais a fundo a história do IBGE, seja de um prisma mais estritamente acadêmico ou não.

A proposta é disseminar on-line - e disponibilizar para download em formato .PDF - alguns dos diversos recursos utilizados internamente para facilitar a recuperação de dados dos acervos úteis a pesquisas sobre aspectos da história do IBGE.

Por isso, estão disponíveis:

  • o Guia de Consulta ao Acervo Memória IBGE, que apresenta um panorama da organização temática e um resumo dos conjuntos de documentos do acervo histórico sob a guarda do Centro de Documentação e Disseminação de Informações - CDDI;
  • o Guia Provisório de Consulta ao Acervo Fotográfico Eventos Institucionais,que apresenta um panorama da organização temática dos conjuntos de fotografias referentes a eventos com participação ou promovidos na esfera de atuação do IBGE. O acervo está sob a guarda da Gerência de Biblioteca do Centro de Documentação e Disseminação de Informações – CDDI. A organização temática está em revisão e, portanto, o Guia Provisório será atualizado a medida que ocorrerem alterações.
  • uma Coletânea da Legislação referente à história da instituição, com respectivas numerações, datas e ementas (Leis e Decretos federais do período de 1934 a 2011; e Resoluções emanadas, entre 1936 a 2012, tanto da Presidência quanto dos diversos órgãos da estrutura organizacional do IBGE, a exemplo do Conselho Diretor, da Direção-Geral, da Diretoria de Planejamento e Coordenação, da Diretoria-Executiva, da Assembleia Geral e da Junta Executiva Central do Conselho Nacional de Estatística - CNE, da Assembleia Geral e do Diretório Central do Conselho Nacional de Geografia - CNG e da Comissão Censitária Nacional - CCN).
  • a lista de termos descritores utilizados na indexação por assuntos das entrevistas de História Oral produzidas ou/e sob a guarda do IBGE;

Para saber mais sobre as formas de consulta aos acervos do IBGE, leia as Orientações sobre os Acervos Disponíveis.

O Arquivo Pessoal de Teixeira de Freitas está sob a guarda do Arquivo Nacional, no Rio de Janeiro, em fase de tratamento. Se você está interessado nesse acervo, busque informações sobre as formas e normas de Atendimento ao Público do Arquivo Nacional.

Arquivo Nacional - Fundo Mário Augusto Teixeira de Freitas (MATF)

O Fundo Mário Augusto Teixeira de Freitas (MATF) foi doado ao Arquivo Nacional pelo IBGE, representado por seu presidente, Dr. Isaac Kerstenetzky, em 07.04.1978. Contém cerca de 13 600 documentos particulares e de familiares do titular referentes às atividades de direção, participação e organização da reforma administrativa no período de 1940-1950. Destacam-se os temas: agropecuária, alimentação, colonização, imigração, religiões, política internacional do pós-guerra, educação, geografia e estatística, mudança da capital da República, e de Goiás, cooperativismo, criação de territórios, criação de municípios, Centro Dom Vital, Associação dos Servidores Públicos, Serviço de Estatística Geral de Minas Gerais, Serviço de Estatística de Educação e Saúde, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Fundação Getúlio Vargas, II Congresso Interamericano de Estatística, Congressos Brasileiros de Geografia, Conferência Nacional de Educação e Saúde, Conselho de Comércio Exterior, Instituto Internacional de Estatística, Instituto de Economia, Diretoria de Estatística do Ministério da Agricultura, Conselho Superior de Segurança Nacional, Sociedade Brasileira de Economia Política.


© 2017 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística