Núcleo virtual da Rede de Memória do IBGE. Divulga publicações, vídeos, instrumentos de pesquisa, sínteses históricas, depoimentos e demais produtos de memória empresarial construídos pelos servidores do IBGE

Tradição & Renovação: uma síntese da história do IBGE - 2ª edição

A história do Brasil passa pelo IBGE. E não apenas pelas informações estatísticas, cartográficas e geográficas que oferece ao país, no exercício de sua missão institucional, mas também pela pouco conhecida história da produção dessas informações. Uma história fascinante, em que milhares de profissionais com diferentes formações observam o país, seus muitos temas-chave, em cada um dos seus rincões. Com paciência, valendo-se de cuidadosas metodologias, e usando a melhor tecnologia, revela-se em números (as famosas estatísticas) a população, em si e em sociedade, bem assim, em suas relações econômicas; e não apenas: vão sendo igualmente revelados em imagens, e postos em mapas cada rio, lago, colina, montanha, as fronteiras, aclives e declives, enfim, cada acidente geográfico, afora o clima, a vegetação, os biomas, e tantos outros elementos da natureza. O processo de trabalho exige atenção, dedicação, levando, não raro, a sacrifícios pessoais, tendo havido ao longo da história do IBGE verdadeiras aventuras a merecer a pena de romancistas consagrados.

Em mais de 80 anos de existência, desde 29 de maio de 1936, quando começou a funcionar, sua história é potente, e é densa. Lê-la em minúcia é apaixonante, mas exige tempo, e, por isso, é comum adiar-se essa viagem de desbravamento e descobertas fascinantes pela história do Brasil, numa Odisseia de heróis anônimos. Eis, então, a razão deste livro: oferecer uma síntese dessa história, dando ao leitor que tenha pressa uma panorâmica dessa trajetória octogenária da instituição. Mas não apenas. Esse livro também procura, caso consiga empolgar seus leitores, orientá-los a trilhar a minúcia dessa história em todos os seus detalhes, dando-lhe orientações de como seguir adiante. Que o leitor decida até onde quer ir…


© 2017 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística