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Mauricio Batista (1957-    ), graduado em gestão administrativa, ingressou no IBGE como contratado, em 1976, exercendo, inicialmente, suas atividades profissionais na Agência de Blumenau e em outras cidades no interior do estado de Santa Catarina. Ocupou os cargos de Chefe da Agência de Florianópolis, e de Gerente da Área de Recursos Humanos na Unidade Estadual de Santa Catarina. É marcante, também, sua atuação anterior como Diretor Estadual da ASSIBGE. Na data da entrevista, chefiava a Unidade Estadual de Santa Catarina.

 

 

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Área de Atividade: rede de coleta;

Depoimento realizado no contexto do Projeto de História Oral. Integra o Sistema de Preservação e Disseminação da Memória Institucional e tem por objetivo reconstituir o processo de formação e evolução do IBGE.

Data: 21/12/2005

Local da gravação:Unidade estadual de Santa Catarina

Duração: 88 min

Dados biográficos do depoente

Nome completo: Maurício Batista

Nascimento: Rio Negrinho (SC) – 28/12/1957

Data de entrada no IBGE: 1976

Data de saída ou aposentadoria: em atividade na data da entrevista

Formação ou cargo: Curso técnico de contabilidade; graduação em gestão administrativa

Principais atividades: Diretor estadual da ASSIBGE em Santa Catarina; Gerente de Recursos Humanos na Unidade Estadual de Santa Catarina; Chefe da Agência de Florianópolis; Chefe da Unidade Estadual de Santa Catarina.

Equipe

Levantamento de dados: Francisco Jose Queiroz Freire, Vera Lucia Cortes Abrantes

Elaboração do roteiro: Francisco Jose Queiroz Freire, Vera Lucia Cortes Abrantes

Entrevistadores: Francisco Jose Queiroz Freire, Vera Lucia Cortes Abrantes

Gravação: Vera Lucia Cortes Abrantes

Sumário: Leandro Miranda Malavota

Copidesque do sumário: Vera Lucia Cortes Abrantes

Indexação: Leandro Miranda Malavota

Assuntos:

  • política institucional;
  • interferência política;
  • disputas pelo poder;
  • Associação dos Servidores do IBGE (ASSIBGE);
  • conjuntura político-administrativa;
  • rede de coleta;
  • gestão de recursos humanos;
  • Projeto Presença;
  • disponibilidade de servidores;
  • disseminação de informações;
  • Supervisão de Documentação e Disseminação de Informações (SDI);
  • inovações tecnológicas;
  • sindicalismo;
  • usuários;

Sumário do depoimento:

  • atuação como recenseador em 1975;
  • entrada no IBGE como contratado em 1976, atuando na Agência de Blumenau;
  • atuação em outras cidades do interior do estado de Santa Catarina;
  • ida para Florianópolis;
  • interferências políticas na distribuição de cargos;
  • conflitos entre administração e servidores;
  • atuação sindical;
  • nomeação para a chefia da Unidade Estadual de Santa Catarina;
  • formação acadêmica;
  • disputas políticas na Unidade Estadual de Santa Catarina durante o Governo José Sarney (1985-1990);
  • evolução institucional;
  • acomodação das tensões políticas internas;
  • dificuldades de gerenciamento na área de recursos humanos;
  • a atuação do IBGE como coordenador do sistema estatístico nacional;
  • o papel das Unidades Estaduais;
  • articulação entre as diretorias e as unidades estaduais;
  • Projeto Presença;
  • estrutura do IBGE;
  • relação das Unidades Estaduais com os usuários;
  • o papel dos Setores de Documentação e Disseminação de Informações (SDDIs);
  • Governo Fernando Collor (1990-1992) e disponibilidade;
  • o papel do sindicato e sua relação com a administração do IBGE;
  • relevância da rede de agências e sua atuação técnica;
  • o processo de informatização das unidades;
  • últimas gestões do IBGE;
  • envolvimento das Unidades Estaduais na gestão do IBGE;
  • recomposição de quadros;
  • o IBGE como produtor de dados e instituição de pesquisa;
  • políticas de recursos humanos;
  • reestruturação da rede de coleta;

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