Núcleo virtual da Rede de Memória do IBGE. Divulga publicações, vídeos, instrumentos de pesquisa, sínteses históricas, depoimentos e demais produtos de memória empresarial construídos pelos servidores do IBGE

ATENÇÃO: se você é servidor(a) de alguma Unidade Estadual do IBGE e quer saber sobre como aderir ao projeto, escreva para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Este espaço é dedicado à divulgação de conteúdos históricos (entrevistas, textos, documentos, vídeos, etc.) gerados a partir do projeto História das Unidades Estaduais, trabalho conjunto desenvolvido pelas Supervisões de Documentação e Disseminação de Informações (SDIs) das Unidades Estaduais do IBGE (UEs) e a Equipe de Memória Institucional/CDDI.

Uma empresa que “respira” sua própria história de formas tão diversas e difundidas por seus vários órgãos não se prestaria à concentração e centralização, na “Sede”, de um projeto de memória empresarial. No nosso caso, a elaboração sistemática e permanente dessas memórias só pode resultar da construção de uma rede, nacional como é a rede de coleta do IBGE, dedicada a esse trabalho estratégico. Pretendemos, por esta via, articular o CDDI, por meio de sua Equipe de Memória Institucional, a diversos núcleos regionais de uma Rede de Memória do IBGE, a ser instalados em cada Unidade Estadual do IBGE.

O primeiro passo para a concretização desse objetivo será a reunião e publicização de todos os trabalhos de memória institucional já realizados por servidores do IBGE em um Núcleo Virtual da Rede de Memória do IBGE, que esse novo site “Memória IBGE” encarna. Ele deve servir como catalisador do estreitamento de laços das Unidades Estaduais entre si e com a “Sede”, bem como das várias Diretorias entre si e com as UEs. À medida que cada Unidade Estadual constituir um Núcleo Regional da Rede de Memória do IBGE e se incorporar ao Projeto História das Unidades Estaduais do IBGE, os “nós” da rede serão constituídos e articulados, de maneira progressiva, até que cada unidade federativa do Brasil esteja “conectada” à rede.

Por isso mesmo, esse é um espaço em permanente processo de construção, a ser paulatinamente alimentado de novos conteúdos e aperfeiçoado com base nas contribuições de cada “nó” da Rede de Memória do IBGE. Convidamos, portanto, todos os membros da família ibgeana a colaborar para o enriquecimento deste trabalho, deixando suas impressões, críticas e sugestões: utilize para isso o nosso fale conosco, ou escreva para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..


© 2017 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística